quarta-feira, 24 de abril de 2019

Leishmaniose em Cães

Leishmaniose em Cães

A leishmaniose é causada pelo parasita protozoário Leishmania, e pode afetar cachorros de duas formas: uma reação cutânea (pele) e uma reação visceral, abdominal, também conhecida como febre negra, a forma mais grave de leishmaniose.  A infecção é adquirida quando os flebótomos transmitem os parasitas flagelados à pele de um hospedeiro. Os flebotomíneos (Phlebotominae) são uma subfamília de insetos da família dos Psychodidae. Esta família inclui vários gêneros de moscas hematófagas, incluindo os principais vetores de transmissão da leishmaniose, bartonelose e febre por flebótomos. 


Nos cachorros, invariavelmente a leishmaniose se espalha pelo corpo para a maioria dos órgãos; insuficiência renal é a causa mais comum de morte, e praticamente todos os cães infectados desenvolvem doença visceral ou sistêmica.
Os principais sistemas de órgãos afetados são a pele, os rins, o baço, o fígado, os olhos e as articulações. Há também uma reação cutânea, com lesões na pele e perda dos pelos. Em estágios avançados a hemorragia.

Saiba mais clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

À Deriva - Horacio Quiroga