terça-feira, 2 de junho de 2020

Meu cachorro esta com Diarreia, e agora?

A diarreia surge por diminuição da consistência das fezes, consequência do aumento de água no lúmen intestinal. A cor das fezes pode estar alterada (pode tornar-se amarela, verde ou preta) ou manter-se na cor normal (castanho).

 cachorro com diarreia

Que tipos de diarreia existem?

A presença de diarreia indica a existência de alterações a nível intestinal, provocadas quer por problemas gastrointestinais locais primários quer por alterações sistêmicas que interferem no funcionamento intestinal. O tipo, a cor, a consistência e a frequência da diarreia diferem conforme a zona gastrointestinal afetada.

Alterações no intestino delgado: quantidade das fezes muito abundante, com frequência de defecação normal, normalmente associadas a vômitos e perda de apetite;

Alterações no intestino grosso: quantidade das fezes diminuída, frequência de defecação aumentada, dificuldade a defecar, normalmente acompanhadas de muco e sangue vivo.

Quais as causas mais frequentes de diarreia?

Alterações na dieta;

Ingestão indiscriminada de snacks para além da ração;

Infestação por parasitas intestinais;

Situações de stress e imunossupressão;

Infeção vírica (parvovirose p.ex, nos cachorros);

Infeção bacteriana (salmonelose, p.ex);

Alergia alimentar;

Inflamações intestinais idiopáticas (por sensibilidade intestinal aumentada);

Neoplasias intestinais;

Intoxicações alimentares.

Perceber se o problema é agudo e se é o primeiro episódio ou se já é um problema crônico (que tem vindo a acontecer com alguma frequência) e se existiram situações de stress ou imunossupressão, história de indiscrição alimentar (o animal ingeriu corpos estranhos, comida fora da alimentação habitual), mudança de alimentação, possíveis intoxicações ou aparecimento de parasitas nas fezes. É importante perceber também se existem diminuições de apetite, prostração ou vômitos associados.

Qual o passo a seguir? O que fazer?

Evitar dar qualquer tipo de medicação sem consultar um médico veterinário;

Não dar “extras” fora das refeições habituais do cão. Alguns animais respondem de forma positiva à alimentação de arroz com frango (ambos cozidos em água);

Verificar se as desparasitações internas estão em dia.

Fonte: https://petcaramelo.com/meu-dog/cachorro-com-diarreia-o-que-fazer/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

À Deriva - Horacio Quiroga